Até uma gota d'água consegue se diferenciar das outras em meio a uma imensidão sem fim de gotas iguais...Mas por que nós, seres humanos, instituídos por uma razão e uma pretensa capacidade de pensar, insistimos tanto em sermos iguais uns aos outros?

Vivo a diferença a cada suspiro meu, a cada gota de suor, a cada raio de sol, a cada novo luar, a cada sinapse neurótica de meu cérebro, a cada instante, a cada momento, a cada sempre...

Viva a diferença, não ao estereótipo!



"Ser poeta não é ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho."

Fernando Pessoa

quinta-feira, 2 de julho de 2009

No Cemitério

Já fazia algum tempo que eles namoravam. Ele, como é peculiar a todos os homens, queria ter um relacionamento, por assim dizer, mais carnal. Ela, sempre comedida, tentava acalmá-lo, adiando algo que ela também queria, mas a força das leis sociais a obrigava a agir mais refreada.
Mas um dia, pra Ele uma verdadeira eternidade, finalmente, Ela resolveu ceder. Ele, feliz da vida se deparara agora com um problema: aonde consumar o ato carnal. Tinha pensado tanto no ato que se esquecera do fato. Não tinha preparado ainda um lugar, por assim dizer, mais íntimo.
Ele imaginara de tudo, pedira ajuda a todos os seus amigos mais íntimos mas ninguém, absolutamente ninguém, pôde auxiliá-lo.
Veio então uma idéia meio macabra, meio erótica em seus pensamentos: o cemitério! Sim, ali, estariam sossegados e só teriam como testemunhas anjos – ou demônios? - , que não podiam contar nada pra ninguém. Sim, seria ali que iria dar-se o fato.
Um novo custo foi para Ela aceitar o estranho local. Mais um mês de espera. Aquilo para ele demorou tanto quanto para a mãe de um soldado esperar o fim de uma guerra.
Mas...como diz o velho ditado: quem espera sempre alcança.
Numa noite aparentemente calma de segunda-feira, a cidade estava praticamente deserta. Se alguém parasse e prestasse bem atenção daria pra ouvir ou mesmo ver o sussurrar dos ventos. Uma lua linda coloria o céu de um amarelo meio morto, meio vivo. As estrelas que marcavam-no eram incontáveis. O clima era perfeito. Parece que até a mãe natureza resolveu ajudar o paciente casal enamorado.
À meia-noite, um já impaciente rapaz pulava o antigo e mal cuidado muro do único cemitério da cidadezinha. Conseguiu, a muito custo, abrir o portão já bem gasto no qual os dizeres em latim enfeitavam sua parte superior: hodie mihi, cras tibi.
Nossa simpática e enamorada protagonista estava prestes a desistir desta lúgubre idéia. Mas Ele era implacável. Fazia marcação cerrada. Depois de todo aquele tempo de namoro sabia exatamente onde eram os pontos fracos de sua namorada. Depois de algumas carícias, lá estava ela toda derretida de novo.
Como já era tarde - “ Minha mãe vai me matar!” – deitaram no primeiro túmulo que estava às suas frentes.
O ato erótico-macabro foi consumado ali mesmo, sob as lajes sujas e gélidas daquela sepultura. Uivos se ouviam ora ao longe, ora mais próximos, como se alguma alma, de quando em quando, viesse espiar o que aquele pervertido casal fazia em sua morada eterna.
Na medida do possível, Ela gostou mais que Ele. Terminaram com um gozo profundo e longo... abraçados, nus, acariciavam-se mutuamente. Como testemunhas, a lua, muitas estrelas e alguns seres não identificados(veis). Ao longe uivos de seres de outro mundo... de perto suspiros (não se sabe se de cansaço se de alívio) de seres deste mundo.
A lua iluminava seus corpos nus e a lápide da sepultura na qual estava escrito um nome que fez estremecer todo o corpo d’Ela quando a leu. Sim, aquele mausoléu onde Ela acabara de perder a virgindade guardava os restos mortais de seu falecido pai.
Um grito surdo e desesperado confunde quem escuta: seria um grito humano ou de alguma alma que clama por socorro?
Ele, com um cigarro na mão, também já não sabia o que fazer. Na pressa e, sobretudo no calor do momento, nem viram qual túmulo escolheram.
Ela já não chorava: transformara-se em lágrimas. Estas chegavam ao chão e confundiam-se com os restos mortais de um gozo já gozado (esse já nada mais vale do que uma eterna lembrança). A estas secreções genitais juntam-se os fluidos que todo cemitério tem por comportar em si seres já em putrefação. Uma mistura, dantes romântica, agora grotesca.
Só agora Ela pensa no que acabara de fazer. E principalmente, onde acabara de fazer. Essa dor moral lhe castiga mais que a primeira penetração, quando chegou a ver, de verdade, almas sob sua cabeça...
Ela era a vergonha em pessoa. Ele, a impaciência.
A lua que outrora enfeitara o céu e se mostrara apraz com o ato do casal agora, ao que tudo indica enfurecida, deixara-se encobrir por uma negra nuvem. A atmosfera ficara escura. A natureza, complacente com o corpo do falecido, ficara de luto.
E assim um casal dantes virgem, agora desesperado e impaciente podia ter sido visto naquela marcante noite de segunda-feira celebrando o altar de Vênus numa sepultura, consumando uma espécie de Complexo Édipo às avessas.


15.Set.2008

5 comentários:

  1. Amour, adorei esse texto. Quanta imaginação hein! Parabens minha vida!

    ResponderExcluir
  2. porra meu brother, parabéns, vc tá ficandoo cada vez melhor na arte da escrita, investe nisso q vai longe...

    uma descrição rica em detalhes sem ser enfadonha dos fatos, eu ao ler teu texto visualizava toda a situação como se estivesse assistindo, mérito...outra coisa muito interessante é esta visão extra que vc nos brinda:um fato aparentemente coorriqueiro sobre na ótica mágica dos pormenores, um ângulo diferente em uma situação aparentemente banal, esses são pra mim o que fazem este seu texto ser rodeado de unicidade...parabéns brother

    ...e continue nos brindando com tão interessantes letras.

    ah tb gostei dessa nova vertente apolítica, ligada a vida real, e nessa também vc se sai muito bem.

    não veja minhas palavras pela ótica diplomática do elogio acoplada À exigência das convenções sociais, vc realmente escreve muito bem e quero q vc se estimule cada vez mais a prosseguir nesta bela arte.

    um abç garoto.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado meu fih! Com suas palavras me sinto mais propenso a escrever.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido, me mata de orgulho vc viu...

    Continue divertindo-se com a escrita e produzindo essas reflexões q cada dia nos enriquece +.
    Muito bom esse texto....
    Vc tem futuro Coris!
    As vezes enquanto leio, sinto-me minuscula perante tanto conhecimento, mas no final tudo dar certo...rsrs
    Parabéns!

    Abraço da Coris...

    ResponderExcluir
  5. Exelente, muito bom mesmo cara! A reviravolta que se dá pelo local onde o fato se consuma é MASSA! Como se poe dizer: aparentemente, uma transa no cemitério pode ficar ainda pior que uma simples "transa no cemitério". Abração meu caro amigo!!! (Yan Valderlon)

    ResponderExcluir